Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

O Prêmio


" Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio... "
filipenses 3:14


Quando vejo pessoas que atingiram, por mérito e sem corromper-se, uma condição acima de suas próprias expectativas, preservarem em seu íntimo toda simplicidade inicial não se deixando inebriar por todo glamour que a atual condição lhe propicia e não entrando nas brigas pela atenção dos holofotes, eu realmente sinto orgulho da raça humana e me sinto otimista em relação ao que ela é capaz.
Creio que todos temos um prêmio a nossa espera  que muitas vezes é imperceptível aos olhos do mundo.
Acredito piamente que todo aquele que diante das adversidades da vida segue na luta com integridade, respeitando o espaço e os direitos dos demais, já pode dar-se como vencedor mesmo que os resultados de suas batalhas ainda não tenham se revelado.
Que pareça piegas, mas é assim que me sinto...
Esperando o prêmio por todas batalhas travadas, mas sem reivindicar prazo menor para a colheita dos resultados, pois bem sei que meu prêmio maior é o exercício de manter-me firme e integro nesta busca.
Só quem cuidou das feridas pode olhar para as cicatrizes como um troféu e não como defeito.
Acho que depois de conquistar tudo que acredito ser meu por direito, é que terei que enfrentar a mais dura das provas...
Continuar lembrando do que sempre fui e valorizando as lutas alheias.


Um 2013 repleto de paz, amor, realizações e muita  compreensão.




sábado, 17 de novembro de 2012

Olhos de sonhador

Na escuridão busco incessantemente teus olhos.
As lentes do sentimento desfocam as imagens.
Sinto-me trilhando por estreitas alamedas como um cego, orientado pelo cão guia do coração.
Bem sei que um cão guia mal treinado pode distrair-se facilmente com qualquer atrativo e o que é pior... Eu bem sei que meu coração nunca teve habilidade alguma de treinador.
Cabe a mim reclamação?
Creio verdadeiramente que não.
Gosto do que olho, mesmo que em turvas imagens.
Gosto do que busco, mesmo não tendo certeza de êxito.
Gosto de ser assim.
Um sonhador vivendo sua realidade, mas nunca deixando de lado seus sonhos.
Se a realidade é dura, meus sonhos me fortalecem para enfrenta-la.
Sigo em meio a minha realidade abrindo caminhos imaginarios que não sei bem onde vão me levar, mas tenho a absoluta certeza que impedem que eu permaneça parado.

 




sábado, 3 de novembro de 2012

Redes sociais e afins

.
    

     Venho à tempos discutindo sobre as preferências desta ou daquela rede social.
     Parece até coisa bem infantil e creio que até seja. rs
     Sou quase execrado diuturnamente por não possuir perfil no Facebook.
     Dizem que sou velho, preciso me atualizar e etc etc etc.
     Andei lendo sobre como utilizar as mídias sociais para fins profissionais, fixação da marca da empresa, aumento de vendas, melhoria no atendimento entre outras coisas.
     Isto me pareceu muito interessante e com certeza aplicarei, mas pelo lado pessoal confesso que ando, não meio, mas muito desmotivado em relação a ficar criando perfis em redes sociais.
     A primeira rede social que aderi foi o Orkut, gostei muito, fiz amigos, participei de debates, comecei a escrever mais a até ganhei de uma amiga este Blog pelo qual hoje lhes escrevo.
     Utilizava o Orkut para interagir com a galera e o Blog como um refugio onde guardava minhas anotações, como um caderno mesmo.
     Confesso que com o Blog não foi amor a primeira vista como com o Orkut, ele foi me conquistando a cada postagem que eu fazia, a cada comentário que eu recebia e a cada oportunidade que eu tinha de mostrar aos outros alguma coisa minha que sem o blog com certeza eu não saberia onde tinha guardado.
     Logo que lançaram o Twiter fui dar uma olhada como funcionava e sinceramente aquele formato de 140 caracteres me brochou geral.
     Confesso que fui conhecer apenas porque estava acontecendo uma debandada do pessoal que eu conhecia pelo Orkut, enfim...nem sei se meu perfil ainda existe.
     Que Deus o tenha.
     Pela proposta do Twiter talvez não ter sido das melhores, muitos se tocaram inutilidade do mesmo e a paz voltou a reinar nas terras Orkutianas.
     Foi então que lançaram o Facebook que me parece mais uma tentativa de inovar com tudo que já existe.
     Coisa do tipo, mudamos as cortinas da sala para o quarto e vice-versa; Olha que lindo!
     Sinceramente não sou tão ogro a ponto de negar a evolução, mas para isto é preciso que ela exista e me conquiste.
     Quando me criticam sobre eu não ter aderido a mais esta rede que, a meu ver, é meio que modismo mesmo, tento discutir as diferenças que existe entre o face e o Orkut.
     Sinceramente?
     Não conseguem me explicar algo plausível.
     Já chegaram a tentar me convencer abrindo o perfil na minha cara e mostrando as belezas do mundo Faceano e a mim pareceu apenas ser as cortinas da sala no quarto.
     Em todo final de discussão acabam exaltando como qualidade do Facebook que todas as pessoas estão nele agora e que Orkut é coisa de velho, ultrapassado e tals.
     Tudo bem, gosto é gosto, mas a mim estas redes mais parecem aqueles barzinhos que costumamos encontrar todo pessoal e acho normal que, caso encontremos um local melhor, com mais atrativos, que mudemos para outro ponto de encontro.
     O que me deixa meio irritado e que as pessoas não entendem, é que mudar um ponto de encontro para outro apenas pela novidade, sem nenhum atrativo convincente só me parece dar margens a desencontros e que não da para não chamar isto de modismo.
     Quando eu começar a usar as redes sociais para a empresa, caso eu ache algo que me atraia o bastante a ponto de me fazer crer que vale a pena eu criar um perfil pessoal, voltarei aqui e me desculparei por este texto, mas com certeza terei algum argumento para isto.
     Eu sei que tudo que escrevi aqui é mais um desabafo que talvez ninguém entenda, mas o fato é que enxergo as redes sociais como estes barzinhos onde encontramos amigo e meu Blog como a minha casa.
     Ultimamente estou bem caseiro e deixando os barzinhos virtuais meio de lado para curtir meu cantinho e receber todos os amigos que por acaso se desencontrem nas redes citadas.
     Caso estejam navegando perdidos digitem vinhodasalmas.blogspot.com em seu GPS virtual e sejam bem vindos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Finados


Findou o que?
O corpo, a matéria, o físico?
Será que findou?
Então a alma que transcendeu; Onde vou por?

Findou o que?
O dinheiro, o patrimônio, o esplendor?
Será que findou?
Se sim, de mim, o que sobrou?

Findou o que?
A sede, a vontade, o pulsar?
Será que findou?
Nenhuma emoção te causou?

Findou o que?
A febre, o gostar, a cor?
Findou o que?
Findou realmente o teu amor?
Se sim, nenhuma lembrança boa sobrou?

Não sejamos ingratos com o que nasce e se finda.
Tudo apenas muda em forma, tom e sabor
Sou otimista mesmo que pobre seja a minha rima.
Creio que algo nasce do que se acabou.

Sou um sonhador?
Se sim, nada findou.

Nada existiu, portanto, do nada, nada sobrou.

Deleite-se ouvindo                                                                                               

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um brinde aos vícios que nutrem nossas virtudes

"Um café, um cigarro, um trago, tudo isto não é vicio".
Tão pouco são companheiros da solidão.
São apenas pequenas pausas para que tiremos o pó da estrada e continuemos a caminhada.
Isto, com certeza, foi desde o início.
                                                                             

Deleite-se ouvindo

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sonhos


           O cepo da triste degola dos meus desejos não sucumbi e segue enfrentando ferozmente o fio cortante do aço da realidade.
           Sempre foi e será, para mim, um aliado de valor nas lutas que travo com as batalhas da vida.
           Em todas as investidas desta, permitiu-me continuar pulsando nem que fosse por apenas um fio rubro de sentimento, dando-me a possibilidade de levar ao meu corpo, momentaneamente gélido, toda a quentura do meu coração, transformando-me assim em um eterno sonhador.
Ayahuasca - 13-10-2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tormentos eternos




    É incvel perceber como as mudanças me atormentam...
    Mais incrível é sentir, um pouco mais adiante, o quanto me foram necessárias.

Ayahuasca

Perceber também é crescer


      Muitas vezes os olhos turvos deste coração ansioso por doçura  impossibilitou-me de enxergar o zelo embutido na repreensão pela minha fala torta.
      Hoje quando, mesmo que esporadicamente, meus ouvidos notam os plurais saírem de minha boca, como que naturalmente, me encho de orgulho e isto serve para eu lembrar carinhosamente de ti.

Ayahuasca

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Revisão


    Por estes tempos ando pensado muito nas coisas que me deixam para baixo e creio ter descoberto que alem da minha ansiedade, a coisa que mais parece tirar as minhas forças e a vontade de continuar lutando pelo que desejo é sem dúvida as expectativas que crio nesta busca.
    Acredito ser nas expectativas que crio, quando focado em um só objetivo, onde se localiza meu maior índice de fracasso e desânimo em minhas buscas.
    É fato que, muitas vezes, filosofamos poeticamente sobre o que na realidade cotidiana não conseguimos superar e lendo O grande lago, texto meu que penso ser uma das coisas mais verdadeiras que já escrevi, pensei em como é simples acharmos a solução para nossas dores, mas como é complicado coloca-las em prática.
    Em tempos de mudanças que nunca cessam, imagino que se não consigo por em prática algo que tenho como certo em teoria há a necessidade de certas adaptações.
    Se não consigo deixar de criar expectativas pelas coisas que me empenho, então que eu não foque meus objetivos em uma coisa só.
    Que eu aprenda a traçar metas que envolva mais de um objetivo,  pois se um deles me trair nas expectativas que criei ainda me restará no mínimo outro e se o primeiro objetivo alem de não me proporcionar tudo que eu esperava inevitavelmente for dado como tempo perdido, que eu crie outros objetivos para que, junto com o que ainda restou vivo, me de motivos e entusiasmo para continuar buscando conquistas sem me abalar tanto quanto quando busco-as individualmente.
    Creio que seria como deixar de jogar com a sorte, dividir prejuízo quando o empenho foi em vão e somatizar conquistas quando as expectativas renderam algo perto do esperado.

Ayhausca

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Silêncio



Só eu sei por quem bate este troço vermelho e descompassado que tenho no peito.


Ayahuasca


"Em um dia qualquer, de um mes igual a todos, de um ano que já nem lembro mais... comecei a sentir a sua falta.
Confesso que lutei contra isto, hoje já não mais. Fico apenas desejando que me digas por onde vais andar, para que eu me coloque, em um estratégico acaso, em seu caminho...e ficarei torcendo para que voce, distraidamente, tropece em meu amor...."


terça-feira, 3 de julho de 2012

Atentando para a vida



        O tempo passa e começamos a nos viciar em analisar o que fizemos ou não pela trajetória desta vida.
        Muitos enxergam esta atitude romanticamente como o estudo interior de cada um, já eu, como deixo o romantismo para as questões do coração apenas, acho que isto se da naquele discreto momento de preguiça, onde analisar o que foi vivido nos da um repouso de tudo aquilo que ainda precisa ser feito.
        Não creio ser isto algo negativo, contanto que não tome mais espaço do nosso tempo do que o próprio ato de seguir vivendo e bem ou mal criando ou modificando o que já foi criado.
        Escrevendo desta maneira posso dar a falsa impressão de ser alguém de muitas conquistas palpáveis.
        Sinceramente, partindo pela ideia de que cada um de nós tem a sua própria visão do que é importante, o termo conquista fica muito relativo e acho muito normal duas ou mais pessoas completamente diferentes em sua forma de vida, serem ao mesmo tempo plenamente satisfeitas com tudo que adquiriram.
        Confesso que não sou uma dessas pessoas e que já tive varias fazes distintas no quesito realização variando do tudo ao nada em curtos espaços de tempo.
        Talvez pela imaturidade, talvez por querer, quando o objetivo não foi atingido, ao menos algum reconhecimento pelo esforço dispendido  ou apenas por não existir mesmo esta coisa de sentir-se completamente realizado.
        Sei que nesta fase quase cinquentenária da minha vida, de uma coisa eu me orgulho,  de eu, mesmo duvidando muitas vezes do exito, não ter desistido de tentar.
        Posso dizer que, entre outras coisas, sou um homem que tentou ser um exímio guitarrista e hoje consegue arranhar uns acordes que me dão prazer, que acreditou na política tentando mudar o decrépito cenário que vivemos e concluiu que as mudanças que não internas e individuais são coisas utópicas e o engajamento desprovido de interesses pessoais é coisa de outro plano, que vislumbrava aprender sobre tudo sem focar seus estudos de forma eficaz e que hoje trabalha com algo que nunca sonhou aprender, mas que, por mais esquisito que pareça, sente que é onde mora sua maior vocação, alguém que hoje tenta aprender a empreender sem a experiência necessária, porem que acredita não ser impossível já que traz na bagagem os calos de quem já aprendeu muito deste mundo pelas diversas tentativas, alguém que tenta melhorar e muitas vezes não consegue e mesmo assim se da uma nova oportunidade, um homem que, mesmo na duvida, gosta muito de acreditar, um cara que da valor as pessoas e que muitas vezes é grosso e sem habilidade alguma de deixar claro o quanto elas são importantes.
        Enfim... Alguém que  para cada pequeno acerto colecionou tantas tentativas frustradas que lhe dão o direito de julgar-se senão um vencedor, ao menos um homem extremamente tentador, rs.
        Agora, com sinceridade, me digam.
        Não dar valor ao conhecimento adquirido nas tentativas frustradas não seria uma injustiça com o que o mundo nos propiciou?
        Posso dizer que o mundo sempre acreditou bem mais em mim do que eu mesmo e aprendi com ele e com Gilberto Gil a adorar eternamente o Deus Mudança.
        Ergui meu altar em adoração e o invoco para que todos os dias, mesmo que eu me esqueça de invoca-lo, ele me envie sua energia para que as mudanças sempre venham, por mais satisfeito que eu possa estar me encontrando no momento que elas continuem vindo e que ele me de a intuição para que por mais insignificantes que estas mudanças sejam, que elas venham para melhorar um pouco de mim.

Ayahuasca

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Feliz cidade



Que fim levou o homem que disse ter descoberto a felicidade?
Morreu de um forte aperto no peito
Diagnosticado como tristeza da terceira idade
Esquecido num sanatório, definhou em seu leito
De onde, em delírio, regava e esperava crescer
Os prédios de uma grande cidade

Ayahuasca

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bem querer



Queria escrever para você
Coisas que hoje já não digo
Queria escrever apenas por escrever
Mesmo sabendo que talvez nem serei lido

Queria que um dia acordasse
Pensando ser bom eu ter existido
Que minha poesia voltasse a fazer parte
Em pequenas escritas do teu livro

Escreveria então os meus versos
Ao redor do teu umbigo
Ouvindo você sussurrando 
Que mesmo longe sempre esteve comigo

Ayahuasca

segunda-feira, 9 de abril de 2012

E-mail para Deus


Deus, vos peço humildemente, livre-nos desta gente.
Desta gente pequena, desta gente sem graça.
Daqueles que tentam provar a força; Com farsa.
Daqueles que pedem provas, como se precisássemos de sua conversão para acreditar em ti.
Pai senhor nosso, livrai-nos de ficar em meio a cruz e a espada.
A cruz daqueles que fingem carrega-la com ardor e da espada daqueles que nem dispõem de competência para empunha-la.
Nos livre de conviver com coisas tão pequenas, de teorias tão sem sentido a teu respeito.
Da conspiração daqueles que te elevam e daqueles que tentam te ofuscar perdendo boa parte da experiência de viver este proposito que criou para nós que é o de apenas viver dignamente.
Bem sabemos Senhor, que teu propósito para com toda humanidade é que não dependamos de tua existência ou não para que aprendamos conviver de forma saudável.
Eu bem sei do teu livre arbítrio, mas poxa, me canso do livre arbítrio das palavras, das teorias chulas e muitas vezes hipócritas que servem de escudo para o egocentrismo humano.
Humildemente peço que imagine o quanto tempo essa gente perde discutindo você em vez de viver suas vidas.
Quanto tempo ainda deixara que percam tempo com tua existência quando bem sei que tu pouco te importas com as palavras que não se transformam em obras?
Já te conheço a 47 anos sem contar outras vidas e creio ter contigo liberdade para falar abertamente sobre qualquer assunto, mesmo porque não adiantaria ficar aqui fazendo social.
Então sei que bem sabes que já me questionei se não seria tempo de lançar sobre nós uma nova caça as bruxas, não como a de outrora que, com todo respeito, mesmo para a época foi meio antiquada e sem sentido.
Mas o tipo de uma inquisição onde ateus e crentes perseguissem e queimassem uns aos outros em fogueiras de vaidades nos livrando aos poucos deste mal que aflige a terra e faz com que engatinhamos no processo de evolução.
Por certo também sabes que não digo isto como alguém que não tem piedade com as criaturas menos evoluídas, muito pelo contrario.
Penso que com seus desencarnes poderíamos passar para ti, um ser tão divinamente mais preparado, a questão de esclarecer a estes imbecis o real propósito da vida.
Porque, com o perdão da palavra, este fardo é muito difícil de carregar para simples mortais como nós.
Peço humildemente que leia minha suplica, reveja seus conceitos e não me tenha como abelhudo, pois se ainda achar que a tua forma é a melhor para a humanidade não esta mais aqui quem falou, acato sua decisão e seja feita sua vontade.


Amem!


Ayahuasca


(Caso tenham recebido ai em cima muitos e-mails deste tipo, vai aqui a ressalva que este não se trata de spam)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sobre as pessoas



*******




Quando você percebe que algo que você esperava daquela pessoa especial demora a acontecer, é simplesmente porque pessoas discretamente maravilhosas tomaram a frente e fizeram tudo por ela.
A discrição só não te deixou perceber.



*******

A estrada continua e as pessoas maravilhosas que caminharam por algum tempo ao nosso lado sempre serão lembradas a cada flor que avistarmos pelo nosso caminho.


*******

Muitas pessoas, em dado momento, são luz na vida da gente.
Umas aos poucos perdem seu brilho, outras não.
O que posso dizer é que em minha vida existem muitos pirilampos com luz própria, que vivem iluminando minhas noites escuras. 

*******

Busquemos estrelas nos outros, mas tbm sejamos estrelas para estes, porquê ninguém no mundo consegue viver isolado.

*******

Em geral as pessoas imaginam atitudes das outras tomando por base as que supostamente teriam.

*******

Quando duas ou mais tribos unem suas forças para assim combater uma outra apenas temos a clara noção de onde o medo fez sua morada.

*******


Nossas adversidades muitas vezes tendem a afugentar pessoas para nós muito queridas, porém tem a particularidade mágica de nos aproximar das pessoas certas.


********



Diante do caos imediato resta ao sábio alimentar a remota esperança de melhoras num futuro próximo.


******* 


Acreditar faz parte da natureza tanto do sábio quanto do idiota, tudo depende em que é fundamentada sua fé.


******* 


Jamais envelhecem aqueles que seguem acumulando experiências pelos anos vividos. 


******* 



Existem 3 tipos de pessoas, as que se vingam, as que esperam que a vida faça isso por elas e aquelas que ainda não tive o prazer de conhecer. 


******* 


As pedras que atirastes para cima transformaram-se em pó em repudio aos seus incansaveis ataques e um destes fragmentos caiu como um cisco em seus doces olhos.
Quanta crueldade não?!
*******  


Deve ser muito duro o sentimento de culpa ao ver a vida esvaindo pelas frestas estreitas dos dentes enquanto a boca ainda teima em culpar o mundo por todas as dores vividas. 


*******   

O mundo seria bem melhor se nossas entranhas fossem reviradas por nós mesmos ainda em vida e não figurasse apenas como mesa farta aos vermes da morte depois de tudo acabado. 
*******   



É certo que nos assemelhamos aos filhotes de águia e precisamos da queda para só depois aprender a voar. 

*******   

Muitos são aqueles que prestam atenção nos outros, porem são poucos os que reconhecem e dão o devido valor aos pequenos detalhes de cada um. 

*******   

Sábio não é aquele que é apto a ensinar e sim aquele que esta disposto a aprender. 






Ayahuasca


Sobre as emoções


Amor é como uma brisa leve que acaricia seu rosto.
Negar-se a sentir o carinho de uma brisa momentânea é negar a si mesmo a possibilidade de viver um doce momento de amor



*******

Ser feliz é aprender que muitas vezes chorar é um santo remédio.

*******

A distancia não existe quando as pessoas moram em nossos corações.

*******

Quero de ti um beijo molhado, espaçoso, daqueles de linguas loucas e sigo semeando a esperança que minha lingua telúrica possa, em noite de lua cheia, colher estrelas no céu da tua boca.

*******


A chuva é uma forma dos céus regar nossas raizes e limpar nossas impurezas pra que nosso perfume se espalhe com o vento pelos quatro cantos do mundo.

*******

Lembranças muitas vezes doem, porem não tê-las doeria muito mais.
Eu só desconheceria o motivo de tanta dor.

*******

Quando transcende o corpo e entra em contato com o cosmos, o homem cresce, ganha asas para voar e as possibilidades de cura para os males da alma tornam-se infinitas.

*******

Nenhuma dor é o bastante pra nos tirar a capacidade de voar mais alto.

*******

O homem se escraviza em conquistas infâmes e se liberta em seus mais doces sonhos.

*******

Quando pensar em chutar cachorro morto, certifique-se do seu óbito.
Você pode não suportar a mordida de quem se encontra em agonia.

*******

De que valeria o amor se não existisse a saudade pra lembrarmos dele?

*******

Nem bem amanheço
E ja vejo a lua cheia
Encarando o sol de frente
Brilhando inteira
Mostrando não ser impotente
Amo tudo da noite
Pois a noite parece comigo
Mesmo entre a nevoa e a escuridão
Enche-se de luz ao rever um amigo

*******

A mente demente não sente
Ou sente demais que até mente
Tentando se fazer eloquente
Na sua perene ansiedade de ser

*******

Amar é...
Um enorme quebra-cabeças.
Rico em seus deliciosos detalhes, quando palavras e sentimentos se encaixam.

*******

Somos brisa leve, vento, furacão. 
Somos orvalho, chuva de verão, tempestade. 
Somos amor, fogo, paixão. 
E quando distantes, somos apenas a falta transformada em saudade.

*******

Você

Desde então foi ao chão minhas muralhas

Em frangalhos com as antigas decepções
Alma ardente, fez das dores migalhas

Instalando-se em meu coração
Raiando meu dia

Da noite tirei a mortalha
Sou em essência desejo
Sou todo amor e paixão

*******

O barulho ensurdecedor do teu castelo em construção espantou os passarinhos que há muito não voltam fazer ninho no quintal deste meu coração.

*******

No quintal escuro, aquela coisa que assustava na noite já deixa de existir.
O sono sereno nos da a confiança de dias de sol.
Tua voz...Ah!!! Tua voz soa ainda como a brisa leve, que leva as minhas únicas culpas dos pecados não vividos para um futuro promissor onde todos sonhos serão reais.

*******

Vontade de dormir naquele cantinho escuro da vida.

*******


Que todos sentimentos bons que me acheguem sejam retribuidos a contento e que aqueles que não são tão bons assim, eu aprenda eliminar em mim pra que não volte a quem os emanou.


******* 

Tristeza não tem hora para chegar, mas tem hora para ir embora... Agora.


*******   


Nossas lagrimas são como as gotas de orvalho nas petalas de uma rosa.
Nunca tiram nosso perfume, apenas nos acrescentam um toque especial.
 



*******   


A lagrima é salobra pq brota de um mar de sentimentos.


*******   


Sonhos são as bases bem fundamentadas de qualquer realidade


*******   


Sim!!!
Nosso coração é realmente sábio e nos diz por onde devemos seguir, mas há a nescessidade de alimenta-lo constantemente com todas as boas ações que existem no mundo, pra que ele tome consciência que sempre pode mais e sua capacidade de amar é inesgotável.
 

Ayahuasca